domingo, 22 de fevereiro de 2009

EXPERIMENTOS COM ARANHAS

aranha sob efeito de anestésico
aranha sob efeito do THC (maconha)
aranha sob o efeito da cafeína aranha sob o efeito de anfetamina

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Início das aulas de 2009

Quero dar as boas-vindas a todos os meus alunos e minhas alunas nesse início de ano letivo. Quando a gente compreende aquilo que está sendo o foco dos nossos estudos e quando percebe a importância desses aprendizados para a nossa vida, passa a compreender que o estudo não é uma obrigação, e sim um direito de todos nós. Aprender, debater, confrontar, construir novos conceitos é a dinâmica que nos mantém sempre atentos, curiosos e ávidos em saber cada vez mais. Que todos nós tenhamos um excelente ano de 2009. Cheio de novas descobertas e novas atitudes sempre nos transformando em pessoas cada vez melhores! Um grande beijo para todos vocês.

Projeto interdisciplinar do Colégio Estadual Oliveira Britto

Os alunos do 2º ano do ensino médio participaram de um projeto interdisciplinar cujo tema foi Aquecimento Global.
Aproveitamos a similaridade de alguns conteúdos para realizar esse projeto interdisciplinar. As matérias que estiveram presentes na construção e condução desse trabalho foram: Química (termoquímica), Física (calorimetria), Biologia (preservação ambiental), Geografia (fontes renováveis de energia) e Matemática (uso de cálculos matemáticos para a construção da planta-baixa e construção da casa, uso de escalas) Essa foi a nossa casa feita de embalagens de leite, para simbolizar a importância da reutilização dos materiais que descartamos.
Sua construção deu muito trabalho às meninas e aos meninos do 2º ano, mas proporcionou também momentos de solidariedade, cooperativismo, amizade e entrosamento.

Material de apoio para professores

Muitas vezes eu percebo que nós professores, deixamos de produzir aulas mais interessantes pelo fato de não possuírmos muito tempo para a pesquisa de novidades, jogos, imagens, vídeos, etc. Por conta disso passarei a compartilhar com vocês todos os materiais que possuo e que venho organizando ao longo desses anos como professora de Biologia. Espero que gostem e que seja bem útil.